Como definir preço do corte de cabelo em seu salão
Muitos profissionais enfrentam um problema em comum que é não saber o valor a cobrar pelo seu trabalho. Não precisa ser motivo de vergonha para os funcionários de um salão não saber quanto cobrar pela sua mão de obra, pelo preço do corte de cabelo, o que é um serviço básico e que tem valores diferenciados em diferentes salões. Veja como definir preço do corte de cabelo em seu salão!
O valor do preço do corte de cabelo pode ser uma referência para o salão poder cobrar os outros valores. Por isso, para começar a tirar algumas dúvidas em relação a quanto cobrar e estar mais preparado para conseguir calcular o preço ideal para o seu trabalho, veja algumas dicas que separamos:
Faça uma avaliação do mercado

É importante para qualquer tipo de serviço fazer uma avaliação da concorrência e isso serve muito bem para os salões de beleza. Assim, é interessante fazer uma pesquisa de preços com os outros estabelecimentos semelhantes. Procure encontrar os salões de beleza com um patamar mais alto que o seu também na hora de pesquisar.
Ao encontrar os salões que contam com um valor mais alto, é possível ver que tipo de itens e procedimentos que eles realizam. Assim, vai ser provável que o corte de cabelo tenha um preço mais alto, assim, veja o que que os diferencia dos demais. Para que não tenha que se expor, pode colocar outras pessoas para fazer a visita.
Veja seus custos fixos e variáveis
Os custos fixos vão englobar todas as despesas que se tem no final do mês para poder manter o salão, não importando quantas pessoas vão ser atendidas. Assim, a luz, aluguel, conta de água, remuneração dos funcionários, materiais, entre outros.
Os custos variáveis vão ser os outros gastos que estão relacionados aos serviços do salão, como as taxas de máquina de cartão, comissão, produtos para fazer os procedimentos, entre outros. Para calcular o valor do corte de cabelo é preciso focar então no que se gasta para esse serviço.
Definir preço do corte de cabelo
Um serviço de um produto vai ter uma diferença em relação ao profissional que vai ser o artista do procedimento. Cada profissional tem um toque diferente e que vai garantir com que alguns clientes queiram pagar por esse diferencial.
VEJA TAMBÉM: Como aumentar o faturamento do seu salão de beleza
Os profissionais que estão começando no ramo ou que não são conhecidos podem ser muito talentosos, mas não vão ter uma marca forte ainda, por isso, não podem começar cobrando valores altos. Mas, se o público já conhece o seu trabalho e você tem uma marca registrada, pode acrescentar um valor pelo preço do corte de cabelo que as pessoas vão pagar.
Saiba dizer o seu preço
Agora que conseguiu chegar a um preço justo pelo seu trabalho é a hora de saber comunicar para o seu público. Expor os critérios que fizeram você chegar naquele valor, tentando ser bem claro e transparente, podendo contar como funcionou para calcular e chegar no preço atual.
É uma boa prática fazer com que o cliente esteja bem certo do quanto ele vai pagar pelo corte de cabelo. Se o valor for variar conforme o tipo de corte, tente deixar bem claro para o cliente entender como funciona a variação de preço. Uma tabela de preços contando com descrição sobre os critérios pode ser uma dica bem importante.
VEJA TAMBÉM: Como atrair clientes homens para seu salão de beleza
Os clientes vão conseguir entender melhor sobre a variação de valores, sem acabar surpresos com o valor que podem acabar pagando no final do procedimento. Isso evita situações constrangedoras e também evita com que haja perguntas em relação a valores, deixando isso o mais transparente possível.