Como saber o lucro do meu salão de beleza? Aprenda a calcular!

Aprender a calcular o lucro do salão de beleza é muito importante para saber se o negócio está indo bem ou você está gastando mais do que faturando por mês. Para quem quer aprender a calcular o lucro do salão de beleza aqui vão algumas dicas preciosas.

Porque calcular o lucro do salão de beleza?

calcular lucro salao beleza

Todo negócio precisa obter lucro para continuar aberto e oferecendo seus serviços e produtos. É fundamental entender isso para poder definir os preços para saber exatamente o quanto você ganhou no final do mês e até mesmo para saber se você pode oferecer descontos para atrair os clientes.

            Entender a lucratividade do salão de beleza é essencial na administração do estabelecimento. Tenha em mente que mesmo o lucro sendo muito importante, não é indicado colocar os preços lá no alto. Use o bom senso para que não explore os seus clientes.

Como calcular o lucro

Tenha em mãos uma calculadora para ajudar e não se perder em todas as contas. Os passos são os seguintes: calcule o faturamento, os custos fixos, os custos variáveis, lucro por serviço e o lucro do negócio.

Calculando o faturamento – Basta saber quanto você faturou em um determinado período que pode ser dia, semana ou mês e somar todos esses valores. Caso queira fazer uma análise por serviço, só precisará somar de forma específica cada serviço. Por exemplo: em um mês você vendeu mil reais de corte e dois mil de unha totalizando três mil reais.

VEJA TAMBÉM: Como organizar um salão de beleza com eficiência

            Já se você está planejando o futuro do seu negócio então a conta terá que ser feita da seguinte forma:

1 – Levante sua capacidade em cada serviço por dia, como quantos funcionários o seu salão têm ou a duração de um tratamento estético.

2 – Escolha o preço de cada serviço

3 – Faça uma previsão de quanto de cada serviço você venderá diariamente. Respeite a capacidade do espaço e saiba que dificilmente você terá 100% da sua agenda cheia.

4 – Multiplique a quantidade de cada serviço ou produto com o seu respectivo preço. Esse será o faturamento diário estimado. Em seguida, basta multiplicar pelo número de dias do período, se for uma semana, que são 7 dias, multiplique por 7.

Levante os custos – São dois tipos de custos, os fixos e os custos variáveis.  Os custos fixos são tudo aquilo que você gasta todos os meses, como aluguel, conta de água, luz e telefone. Já os gastos variáveis são os ligados com o tipo e a quantidade de serviço que você oferece. Por exemplo: um corte de cabelo tem um custo diferente de um serviço de maquiagem.

Calculando os custos fixos – Comece anotando todos os custos que você tem todos os meses. Tente manter os custos fixos o mais baixo possível. Nesse cálculo é certo que você terá muito gasto. Uma boa dica é manter os custos fixos abaixo dos 40% dos gastos mensais do negócio.

Calculando os custos variáveis – O indicado é que você consiga levantar o valor exato do custo variável de cada serviço. Dessa maneira sua análise ficará mais elaborada.

Calculando o lucro de um serviço – Para calcular o lucro de um serviço, basta subtrair o preço do seu serviço do custo variável relacionado a ele (custo de material, impostos diretos, taxas e comissão).

VEJA TAMBÉM: Dicas para controlar o gasto de produtos no estoque do seu salão

            Portanto para saber o lucro do seu salão de beleza ou de qualquer outro negócio, só precisa somar todo o faturamento no período, somar todos os custos fixos mensais, levantar todo o custo variável e somar com os custos fixos.

Depois subtrair o faturamento dos custos fixos e dos variáveis. O resultado será o seu lucro. Lembre-se que o lucro de um estabelecimento de beleza ou qualquer outro ramo deve cobrir as despesas do empreendimento e ainda ajudar a ter uma vida melhor.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.