Inclusão no salão de beleza: O que fazer além das rampas de acesso?

Salão de beleza é o lugar onde a mulher vai para se acalmar de um dia frustrante, corrido, cansativo, ela quer um lugar para ser ouvida e ficar mais bonita ainda. Veja como fazer a inclusão no salão de beleza de forma correta.

Inclusão no salão de beleza

inclusao no salao beleza

Quando a cabeleireira quer investir para ter o seu próprio salão de beleza, ela tem que pensar na inclusão das clientes que são cadeirantes. Mas além das cadeirantes, podem ir clientes que têm problemas de visão, que são surdas, mudas, que tem alguma síndrome. Essas clientes precisam sim de inclusão!

A boa notícia é que você pode ter um salão de beleza atendendo a necessidade todas as suas clientes, assim você supre a necessidade de todas e dar o devido conforto que ambas merecem. Quer saber como fazer a inclusão social no seu salão de beleza? Vem conosco nesse post!

BANHEIROS COM FÁCIL ACESSO

No seu salão tem que ter um banheiro maior, que dê para passar a cadeira de rodas, que tenha barras perto do vaso sanitário, para ser de fácil acesso para quem necessita. A pia, o porta sabonete e os papéis para secarem as mãos, tem que ser de um tamanho justo para que elas consigam pegar. Vale a entrada do banheiro ter uma rampa e com barras para facilitar.

VEJA TAMBÉM: Lanches saudáveis para a correria do salão de beleza

LETREIRO EM BRAILLE

É essencial que o seu salão de beleza tenha letreiros em braille para as clientes que tem limitação visual poderem ler e se sentirem incluídas no seu espaço. Tenho certeza que vale o investimento!

TREINE A LINGUAGEM EM SINAIS

Treinar a linguagem em sinais para que você consiga se comunicar com a sua cliente que faz o uso dela, é de suma importância. Assim você consegue entendê-la e ela te entender, trazendo ainda mais inclusão social. Se você trabalha com uma equipe, peça para eles também fazer algum curso da linguagem de sinais!

ESPAÇO NECESSÁRIO PARA AS CADEIRAS DE RODAS

Quando a sua cliente cadeirante vai ao seu salão de beleza, ela quer se sentir confortável e à vontade para circular com a cadeira de rodas. Ter um espaço agradável para isso é ótimo e ela irá te agradecer muito!

LAVATÓRIO ESPECIAL

É bacana ter um lavatório que as clientes cadeirantes possam encaixar a cadeira de rodas, sem ter trabalho de se adaptar com a cadeira.

RECEPÇÃO

Se o seu salão de beleza tem recepção, o ideal é que a bancada seja do tamanho que a cadeirante tenha fácil acesso de ver a recepcionista. Assim fica muito melhor para ambas se comunicarem!

ESPELHOS MAIORES

Para elas poderem se ver no espelho, sem ter que sair do conforto, será bom que o seu salão de beleza tenha espelhos grandes. Afinal, se olhar no espelho nunca é demais, né?

BANCADA

A bancada que a sua cliente senta na cadeira e assim você realiza o corte de cabelo dela, tem que ser adaptada também. Quando comprar, peça a opinião do vendedor explicando que é para a inclusão e pergunte qual bancada atende a necessidade delas!

VEJA TAMBÉM: Mulheres que mudaram o mundo da beleza

Salão de beleza que luta pela inclusão das mulheres portadoras de deficiência, infelizmente não são todos. Mas aos poucos você e sua equipe podem ir melhorando para que seja um espaço que visa a inclusão de todas as mulheres. Aproveite as nossas dicas e dê o prazer para elas de estarem em um espaço certo a cada ida ao seu salão de beleza!

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.