5 Dicas para você controlar as finanças do seu salão de beleza

Controlar as finanças do seu salão de beleza é muito importante para obter lucros, comprar os melhores produtos, oferecer os melhores serviços e ainda ter muito lucro no seu negócio.

            Todo negócio, não só na área da beleza necessita de cuidados para ter uma boa saúde financeira e conseguir se desenvolver. Por falta de conhecimento, vários empresários acabam caindo na armadilha de gastar mais do que a empresa ganha e assim, precisa fechar as portas por não saber como cuidar do dinheiro.

5 dicas para você controlar as finanças do seu salão de beleza

financas salao de beleza

1. Administre o dinheiro – Se você que é dono do salão de beleza não souber o quanto de dinheiro entra no caixa e o quanto sai, não saberá se o seu estabelecimento está dando lucro ou prejuízo. Faça planilhas para controlar tudo que ocorre entre o faturamento e as contas a pagar e identificar o movimento que o seu dinheiro faz para desenvolver seu negócio.

            Diferencie as formas de pagamento mais utilizadas para fornecedores e também para recebimento dos clientes, como cheques, boletos, cartão e quais as contas operam essa movimentação para entender e saber de onde o dinheiro entra e sai.

VEJA TAMBÉM: Vender produtos profissionais no seu salão de beleza: Entenda como lucrar

            Tenha anotadas todas as tarifas deduzidas de serviços, como conta corrente, operadora da máquina de cartão, água, luz, internet e telefone. Acompanhe os custos para saber se as cobranças estão de acordo com a contratação e se houve algum aumento ou cobrança indevida que pode ocorrer.

2. Estude seu mercado – Todos os segmentos possuem períodos mais lentos e isso também acontece com os espaços de beleza. Compreenda o ritmo da sua área de trabalho para planejar as finanças e saber quando investir e quando poupar.

            O fim do ano é a época mais lucrativa, por causa da quantidade de eventos sociais e mais dinheiro circulando com 13° salário, férias, bônus e tudo mais. Por isso, as clientes decidem cuidar da beleza e se produzir para as festas.

            Já o início do ano, os negócios são mais devagar por ser uma época de muitos gastos, como matrícula escolar, pagamentos de contas e muito mais. Ter todas essas informações de forma clara, torna possível criar um planejamento de curto e médio prazo para seu empreendimento.

3. Evite desperdícios – O controle do uso dos produtos e ferramentas é fundamental para que se gaste somente com o necessário ao atender as clientes e realizar procedimentos. Xampu, condicionador, água, produtos ligados na tomada. Tudo pode ser dosado e usado conforme a necessidade. Preste atenção no uso de seus equipamentos e veja a diferença na hora de pagar as contas e repor o estoque.

4. Controle seu estoque – Para evitar compras sem necessidade e desfalque de produtos, tenha sempre o controle do seu estoque atualizado. É interessante que alguém seja responsável pela verificação dos produtos e controle de uso dos mesmos para saber exatamente o quanto pedir ao fornecedor e qual a quantidade certa.

            Muitos empresários erram por não dar atenção no estoque e nem percebem que o seu dinheiro vai embora porque prateleiras estão cheias ou com mercadoria mal usada.

            Compre o produto necessário na quantidade essencial e veja a diferença. Isso também vale para os produtos à venda no salão. Invista de acordo com a demanda e interesse das clientes.

5. Treine a equipe – Tenha profissionais bem preparados para colaborar com o crescimento do salão e melhor uso de suas finanças. No treinamento de sua equipe, ensine-os sobre o estoque, utilização de produtos e qual a melhor forma de economizar e ainda otimizar um serviço.

            Não basta agir para economia do salão e enriquecer o patrão. Suas técnicas devem beneficiar os próprios profissionais que trabalharão para essa economia e bom uso dos recursos.

            Mostre como usufruir deste trabalho pensando bem no melhor para execução de procedimentos e o atendimento final e a sua equipe participará da sua proposta.

VEJA TAMBÉM: Como fotografar seu salão de beleza para divulgação

            Portanto, siga as dicas acima e controle as finanças do seu salão de beleza, pois, somente assim poderá usufruir dos lucros do seu espaço.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.