Dicas para controlar o gasto de produtos no estoque do seu salão

Quando uma pessoa resolve abrir um salão de beleza, ela se preocupa com o espaço, a decoração, os serviços oferecidos, os profissionais, os preços e tudo mais. Controlar o gasto de produtos no estoque do seu salão é essencial para que os produtos não faltem e você possa sempre oferecer os melhores serviços.

            Para quem quer aprender a controlar o gasto de produtos no estoque do seu salão aqui vão algumas dicas muito importantes.

Dicas para controlar o gasto de produtos no estoque do seu salão

estoque produtos salao

Saiba comprar bem – Comprar bem os produtos para um salão ou qualquer outro estabelecimento não envolve somente escolher produtos de qualidade e na validade, mas inclui uma pesquisa de preços oferecidos e dos prazos de entrega. Um dos segredos para abastecer o estoque sem muitos gastos é não ter medo de negociar, afinal, o máximo que pode ocorrer é receber um não.

            É preciso também saber exatamente o que comprar, tanto em relação ao produto em si, como também no que diz respeito à quantidade, assim como quando é o momento certo para fazer pedidos e com quais fornecedores fechar negócio. É muito importante lembrar dessas seis palavras: o que, quando, onde, a qualidade, preços e prazos.

VEJA TAMBÉM: 10 Ideias geniais para o marketing do seu salão de beleza

Ponha tudo na ponta do lápis – Para controlar de forma correta o estoque do seu salão de beleza é preciso saber quando cada produto dura em média, qual é a quantidade consumida em determinado período e quais produtos têm maior saída, seja pelo consumo no próprio estabelecimento ou pela venda para os clientes.

Se você ainda não sabe como começar ou como fazer um controle mais rigoroso, passe a observar seu estoque todas as semanas, fazendo anotações.

            Lembre-se de fazer anotações também das datas das futuras compras e as datas de reposição. Dessa maneira será possível saber exatamente o que e quando comprar, exatamente em qual quantidade. Não se esqueça de incluir o prazo de entrega do seu representante na conta para não correr o risco de ficar sem os produtos.

Mantenha o controle em dia – Agora que você já sabe que precisa entender as entradas e saídas de seu estoque e que o começo de tudo está em uma boa compra, é necessário manter esse controle sempre atualizado. Esse passo é fundamental para diminuir os desperdícios, acompanhar prazos de validade e até mesmo para continuar planejando suas compras.

Isso porque, mesmo que você saiba qual é a duração média de um produto pode ser que ele saia de linha, que ele passe a ser menos usado ou até mesmo que você não consiga vender como antes. Imagine se essas observações não estão em dia e você acaba comprando só pelo motivo de estar na hora de comprar novamente. Fazer isso é prejuízo na certa.

            Além de controlar os lucros, é preciso compreender também os custos que você tem com seu negócio. O controle de estoque do seu salão de beleza pode ajudar a ter um conhecimento melhor sobre esses gastos, ajudando a compreender melhor para onde o seu dinheiro vai. É melhor se prevenir do que se dar conta dos custos elevados quando a empresa já estiver no vermelho.

Contrate um profissional – Para controlar totalmente os gastos do estoque do seu salão de beleza, contrate uma pessoa que fique de olho somente nele. Peça ao profissional para anotar as entradas e saídas. Os produtos que têm de sobra e os que estão acabando, além dos produtos que vendem mais ou são mais requisitados e tudo mais.

VEJA TAMBÉM: 7 Dicas para se tornar um cabeleireiro requisitado

            Portanto, controlar o estoque é essencial em todos os estabelecimentos comerciais, pois, assim não faltarão serviços ou produtos para seus clientes. Em um negócio é muito importante ficar de olho em tudo para que seu empreendimento faça muito sucesso.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.