7 erros que acabam com um salão de beleza
Ter um negócio próprio não é fácil, pois, são muitas decisões que devem ser tomadas, sem falar do investimento em dinheiro e tempo. O mercado da beleza continua em alta no Brasil, por isso, uma boa dica de negócio é um salão de beleza. Confira a seguir alguns erros que acabam com um salão de beleza!
Montar um salão de beleza é difícil, mas seguindo os passos certos, é possível ganhar muito dinheiro com esse negócio. Entretanto, muitos empreendedores inexperientes acabam cometendo muitos erros na hora de abrir o seu salão.
7 erros que acabam com um salão de beleza

#1. Falta de conhecimentos
Muitos cabeleireiros saem do emprego e com seu dinheiro decidem abrir seu próprio negócio. Esses profissionais podem até ser talentosos em sua profissão com tesouras e pinceis. Porém, comandar um salão de beleza é muito diferente de trabalhar em um.
Para abrir um salão de beleza é necessário adquirir conhecimentos fazendo cursos. Qualquer negócio montado por uma pessoa que não tem conhecimentos de administração, fornecedores, contratação de funcionários e tudo mais, em pouco tempo será fechado.
VEJA TAMBÉM: Como montar um salão de beleza do zero
#2. Ver o salão de beleza como um passatempo
Têm pessoas que abrem seu salão de beleza e quase nunca estão presentes. Só aparece no estabelecimento quando não tem outra coisa para fazer. Esse é um grande erro, pois, o olho do dono é que engorda o gado e todo mundo sabe disso.
Ao montar um negócio, seja ele um salão ou qualquer outro, é essencial dedicar tempo integral para que o empreendimento dê lucros.
#3. Locação cara e ponto ruim
Os pontos comerciais que consomem acima de 10% da receita bruta do negócio são muito caros. O ideal é que o ponto alugado consuma entre 5% e 7% da receita bruta.
Outro erro é escolher um ponto ruim. Opte por um local muito movimentado, como os shoppings.
#4. Estoque errado
Muitos empresários que montam um salão de beleza costumam montar um estoque com produtos de marcas caras, com o objetivo de oferecer os melhores serviços. Porém, isso faz com que o gasto com o estoque ultrapasse os lucros do negócio e assim o salão só vai ter prejuízos.
É muito comum encontrar no estoque de salões mais grifes do que em muitas perfumarias, isso mostra uma grande falha na compra, ausência de política de marcas, péssimo relacionamento com fornecedores e gasto de dinheiro desnecessário.
#5. Falta de capital de giro
É preciso ter um dinheiro guardado para que o novo salão funcione no vermelho por algum tempo. O tempo de retorno do investimento varia entre 18 a 36 meses. O proprietário precisa de capital de giro, quer dizer uma ajuda financeira para realizar os serviços e pagar as contas mensais.
O negócio estará no vermelho e é esse dinheiro que vai cobrir todos os custos até o salão começar a dar os lucros esperados. Os preços do salão de beleza devem ser baseados no custo do serviço, do produto e da margem de lucro.
É muito difícil um cabeleireiro formar uma tabela de preços sem um administrador.
#6. Despesas descontroladas
A pouca atenção aos serviços oferecidos no dia a dia, às contas e ao que entra e sai em recursos, é um dos maiores erros quando se vai montar um salão de beleza.
Isso gera muitos prejuízos e facilita os problemas. Uma falha que acaba com qualquer negócio é a falta de controle financeiro, não ter um fluxo de caixa e nem saber o custo fixo e variável do empreendimento.
#7. Informalidade
Muitas pessoas quando vão abrir um negócio, pulam as formalidades, como taxas e impostos. Em um salão de beleza informal não é possível contratar funcionários com carteira assinada o que pode gerar muitas reclamações.
Outro problema em ter um salão informal é que não poderá comprar equipamentos e produtos no atacado, já que não terá CNPJ. Sem falar que a qualquer hora a prefeitura ou outro órgão poderá fechar o seu empreendimento.